Galeria
O que é partícula magnética fluorescente (PMF)?
A partícula magnética fluorescente (PMF) é uma técnica não destrutiva de inspeção que utiliza partículas de ímã fluorescentes, normalmente também conhecidas como PMIs (partículas magnetizadas indicadoras), para detectar e visualizar possíveis defeitos superficiais, tais como trincas ou outras desigualdades na superfície de materiais metálicos. Esta técnica é usada principalmente como meio de inspeção e manutenção preventiva.
Como funciona a partícula magnética fluorescente?
A partícula magnética fluorescente (PMF) consiste em aplicar partículas magnéticas fluorescentes, conhecidas como PMIs, a uma superfície metálica. As partículas são atraídas pelos campos magnéticos existentes na área de inspeção, pois são altamente sensíveis a campos magnéticos. O campo magnético penetra na superfície metálica e se concentra nas áreas defeituosas, a fim de destacar e visualizar as trincas e outras imperfeições. Estas partículas são visíveis sob luz ultravioleta. Logo, ao usar luz UV, é possível detectar e visualizar qualquer anomalia na aplicação de PMIs.
Vantagens do uso da partícula magnética fluorescente (PMF):
- Alta sensibilidade;
- Alta precisão;
- Rápido;
- Pode ser usado em diferentes tipos de materiais;
- Um dos métodos mais econômicos;
- Elimina a necessidade de seções transversais para inspecionar trincas.
A partícula magnética fluorescente (PMF) é uma técnica segura, eficaz e precisa de inspeção não destrutiva que pode detectar defeitos na superfície de materiais metálicos. Se você precisar de serviços de inspeção e ensaios não destrutivos, conte com a VITHI QUALIDADE, a empresa especializada no segmento para lhe oferecer os melhores resultados de maneira rápida e econômica.