Galeria
O teste de líquido penetrante é um dos métodos de inspeção não destrutiva mais amplamente utilizado para detectar trincas e defeitos superficiais em materiais metálicos e não metálicos. Esta técnica de inspeção não destrutiva permite a identificação e análise de trincas, buracos, fissuras, porosidade e outros defeitos na superfície dos materiais. O teste de líquido penetrante também é utilizado para avaliar o grau de limpeza superficial na maquinaria, peças industriais, moldes e veículos.
O QUE É O TESTE DE LÍQUIDO PENETRANTE?
O teste de líquido penetrante é realizado com a aplicação de líquidos penetrantes aplicado sobre a superfície do material. Ele é deixado por algum tempo para penetrar nos trincas ou defeitos abertos na superfície, após o qual o excesso é lavado com um solvente apropriado. Em seguida, uma luz ultravioleta é usada para revelar indicações (sinais) nos defeitos, que são evidenciadas como uma coloração fluorescente brilhante.
COMO FUNCIONA O TESTE DE LÍQUIDO PENETRANTE?
Inicialmente, um líquido penetrante é aplicado na superfície para a qual se deseja detectar a presença de defeitos. O princípio é que qualquer trinca, fenda ou defeito aberto na peça, por mais pequeno que seja, servirá como um veículo para que o líquido penetrante penetre e assente no seu interior. Ele ficará visível quando a peça for examinada sob luz ultravioleta.
Durante o procedimento, são utilizados dois tipos de líquidos diferentes para realizar o teste. O primeiro é o líquido penetrante propriamente dito, que terá a função de "abrir" os defeitos na peça e permitir que o líquido remetente possa ser absorvido na trinca ou defeito aberto. O segundo líquido é o líquido remetente, que é aplicado após a remoção do líquido penetrante e tem a função de destacar as indicações fluorescentes de defeito que possam ter sido encontradas.
VANTAGENS DO TESTE DE LÍQUIDO PENETRANTE
- Segurança: o teste de líquido penetrante não causa danos ao material nem ao meio ambiente, pois os produtos usados na inspeção são relativamente seguros, não agressivos e não tóxicos.
- Acesso a vários tipos de peças: a versatilidade desta técnica de inspeção permite que ela seja realizada em vários tipos de materiais, como metálicos, não metálicos, além de peças de alto brilho, de canto arredondado, entre outros.
- Custos relativamente baixos: o teste de líquido penetrante é relativamente barato e menos dispendioso que outras técnicas de ensaios não-destrutivos.